sábado, 22 de setembro de 2012

Regulagem na Diana F+

Como falei ontem sobre regulagem, resolvi colocar tudo explicadinho hoje. A minha é uma Diana F+, mas acredito que outros tipos de Lomo não devem ser diferentes.




Okay, é uma colagem muito tosca, mal-feita e blablablá, mas acho que dá pra entender. Como tentei fazer setas e não tive muito sucesso com isso, enumerei em cores diferentes as regulagens para foco e luz ambiente(fiz uma pequena legenda no cantinho). Ainda consigo ver pelo menos linhas na regulagem para luz do Sol. Ah, e desculpa a foto de celular desfocada. É a única câmera - fora a Lomo - que tenho em casa.

Vou começar pelo foco que, das três, é o mais simples:

1. Paisagem: nesse modo, você pode capturar paisagens (dã) ou objetos/pessoas que estejam longe. Quando você sabe que não vai conseguir focar ninguém direito ou dar destaque a algo, ajuste para paisagem. Do lado do desenho de paisagem, até vem dizendo - de quatro metros de distância para infinito. Ou seja, se o que você quiser lomografar está a quatro ou mais metros de distância, regule para este modo.

2. Retrato: Esse também é bem simples. Se seu objetivo é clicar alguém ou algo que não está nem tão perto nem tão longe, é essa regulagem de foco mesmo que você vai precisar. Ele funciona com dois a quatro metros de distância.

3. Close: Nem precisa explicar muito, né? O close é para capturar uma pessoa ou objeto que esteja pertinho. Com esse modo ativado, provavelmente você pode conseguir aquele efeito onde o fundo fica desfocado e o primeiro plano em destaque.

Ainda quanto ao foco, uma boa dica para não borrar a lomografia é, ao invés de segurar a base da câmera, segurar a lente. A câmera fica bem mais firme e as chances de borrar são pequenas.

Agora vamos às regulagens de luz:

Ambiente

1. Black: O black foi feito para ambientes escuros e/ou fechados com luz artificial. Luz artificial é toda aquela que não vem do Sol.  Porém, é preciso certo cuidado com ele: é indicado que, quanto mais escuro, mais tempo se segure o disparador. Se o disparador for segurado por menos de um segundo, a foto vai borrar e/ou ficar muito escura. Quanto mais firme a câmera estiver, mais nítida a lomografia vai ficar. Seria legal lomografar sempre com algum apoio quando o B estiver acionado - como tripé, banco, mesa, cadeira etc. - mas como eu sei que nem sempre (leia-se: na maioria das vezes) não vai haver apoio, o ideal é tentar segurar mesmo a lente, como já falei anteriormente.

2. Natural: só é possível salvar uma foto se usar essa regulagem à luz do Sol, à luz natural mesmo. Usando este modo em um lugar muito escuro ou de noite, é bem possível que a lomografia fique muito escura ou queime. Mas não confunda isso com regulagem de Sol. Mesmo com tempo nublado, deve-se usar luz natural.

Sol

Eu escrevi regulagem para Sol porque os desenhos são relacionados ao Sol. Mas pode-se lomografar em ambientes fechados e/ou com luz artificial, tá?

Nublado: Essa regulagem pode ser regulada quando o tempo está realmente nublado ou em lugares bem escuros. Particularmente, eu sempre uso essa regulagem em ambientes com luz artificial, mas não é o indicado.

Parcialmente nublado: Usa-se esse modo quando você vê nuvens e sol no céu. Quando o céu está bem azul mas ainda há alguma nuvem lá, eu também uso parcialmente nublado. É bem interessante clicar com luz de tarde/tardinha nesta regulagem. Oficialmente, é a indicada para lomografar com luz articial. Mas na lomo não existe essa regra de "oficial", né?

Ensolarado: Em ambientes com muito Sol. Ponto. Geralmente, as fotos ficam bem nítidas com esse. Ah, neste modo SEMPRE regule a luz ambiente para N.

Pinhole: Esse é uma graça. O Pinhole faz vinhetas lindas! O problema dele (ou não) é que a foto sempre fica muito escurecida - as vinhetas sempre são escuras - então é sempre bom segurar bastante o disparador e fazer de tudo para não tremer. Reza forte para ficar firme e ter uma vinheta perfeita.

Bom, acredito que não tenha esquecido de dizer nada. Qualquer coisa, faço um novo post com novidades (:

Um comentário:

  1. Ótimo post! :)
    A minha câmera é a mini Diana, então algumas coisas são diferentes. Tem 4 opções de foco ao invés de três (infinito-4m, 4m-2m, 2m-1m e 0.6m), e só duas de "sol": ensolarado ou nublado. De resto, é bem parecida mesmo, então o post me ajudou bastante :)
    Mas nossa, é muito difícil virar o foco da minha câmera! Não sei se é só na minha ou pq eu estou acostumada com câmeras digitais que são mais soltinhas, mas chego a me machucar pra virar essa coisinha rs Sem falar que se eu precisar mudar de foco rápido ferrou rs

    ResponderExcluir